11 de abril de 2016

Dica: Semana de Provas




Quando a semana de provas começa, começa a semana do “terror” para os estudantes. A ansiedade aumenta, o nível de estresse fica elevado e a gente acaba se deparando com alguns “zumbis” pelos corredores da faculdade (rsrs).

Pra mim, a semana de provas é tudo isso que acabei de descrever, porém descobri algumas coisas que podemos fazer pra que ela fique um pouco mais leve.

Esse semestre todas as minhas provas caíram em uma semana só, ou seja, de segunda a sexta terei prova (#morri).

Mas... Nem tudo está perdido! Como eu disse antes, eu encontrei uma forma de estudar e fazer com que essa semana não seja a pior coisa do mundo.


Aqui embaixo estão as minhas dicas e de como estou estudando para as minhas provas:

1.        No final de semana anterior reserve um dia para estudar. Eu prefiro o sábado e também indico, com as próximas dicas vocês entenderão o motivo.

2.     Faça uma lista das matérias a serem estudadas. Comece com a matéria da primeira prova e termine com a matéria da última prova da semana.

3.     Estipule um tempo para estudar cada matéria, por exemplo, uma hora ou uma hora e meia pra cada matéria.

4.     No final do tempo de estudo de cada matéria, faça uma pausa de 15 minutos. O cérebro processa uma quantidade limitada de informação e precisa descansar um pouco.

5.     Revise suas anotações. Aquelas que fazemos enquanto o professor está explicando a matéria.

6.     Enquanto revisa a matéria e suas anotações, faça perguntas para você mesmo. Ajuda a memorizar o conteúdo.

7.     Faça “post – it” de lembretes do conteúdo estudado. Use palavras chaves.

8.     Quando terminar de estudar tudo o que planejou faça algo para relaxar. Daí a minha sugestão de usar o sábado para os estudos, pois quando terminar você pode sair para comer fora ou, até mesmo, ir para uma “baladinha” e tirar o domingo para descansar. Isso mesmo! Descansar! Tirar o dia para não fazer nada.

9.     Durma bem nas noites anteriores as provas. Compensa muito mais chegar antes da prova e dá uma lida nas suas anotações do que perder noites de sono.

10. Chegue cedo no dia da prova. Estudar 30 minutos antes da prova compensa bastante. Use esse tempo para lembrar o que foi estudado no fim de semana, use os seus “posts – it”.

11. Explique para algum colega o que aprendeu sobre a matéria da prova. Além de você relembrar o que estudou, ajuda o colega relembrar também, ou se ele não tiver estudado pode ajudar, mesmo que muito pouco, ele conseguir fazer a prova.


12. Por último, mas não menos importante: Gerencie a sua ansiedade. Cada pessoa tem uma forma de se acalmar, pode ser ouvindo musicas tranquilas, fazendo alongamentos ou praticando esportes. Encontre uma maneira de evitar o estresse e liberar pensamentos negativos.






Então é isso galera!
Aproveitem as dicas e boa semana de provas!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário